Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Criminologia pura e simples

Publicado por Phillipe Vicente
há 9 anos

Esta notícia me chamou muita atenção por, ao meu ver, ser a aplicação clara da mais pura e simples definição de criminologia.

A criminologia pretende a grosso modo, utilizar-se dos meios disponíveis para coibir as práticas criminais de acordo com o melhor interesse da sociedade.

Vejamos o trecho abaixo retirado do livro do Professor Fernando Capez (Curso de Direito Penal vol. 1 - 16º Edição):

"Ao prescrever e castigar qualquer lesão aos deveres ético-sociais, o Direito Penal acaba por exercer uma função de formação do juízo ético dos cidadãos, que passam a ter bem delineados quais os valores essenciais para o convívio do homem em sociedade.

Desse modo, em um primeiro momento sabe-se que o ordenamento jurídico tutela o direito à vida, proibindo qualquer lesão a esse direito, consubstanciado no dever ético-social “não matar”. Quando esse mandamento é infringido, o Estado tem o dever de acionar prontamente os seus mecanismos legais para a efetiva imposição da sanção penal à transgressão no caso concreto, revelando à coletividade o valor que dedica ao interesse violado. Por outro lado, na medida em que o Estado se torna vagaroso ou omisso, ou mesmo injusto, dando tratamento díspar a situações assemelhadas, acaba por incutir na consciência coletiva a pouca importância que dedica aos valores éticos e sociais, afetando a crença na justiça penal e propiciando que a sociedade deixe de respeitar tais valores, pois ele próprio se incumbiu de demonstrar sua pouca ou nenhuma vontade no acatamento a tais deveres, através de sua morosidade, ineficiência e omissão."

Para alguns o direito penal Norte Americano é um bom exemplo, agora vejamos essa interessante mentalidade apresentada na notícia, que eles estudam uma lei mais branda para solucionar alguns problemas sociais que vem ocorrendo na população carcerária, e devemos refletir sobre isso com a questão da redução da maioridade penal, pois nossa população carcerária é muito mais deplorável que a dos Estados Unidos.


Fonte: CONJUR

  • Publicações2
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações177
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criminologia-pura-e-simples/247162653

Informações relacionadas

Sergio Bautzer, Delegado de Polícia
Notíciashá 6 anos

Noções de Criminologia.

Wenderson Golberto Arcanjo, Advogado
Artigoshá 7 anos

Direito Penal I - Norma Penal

Tainá Coutinho, Advogado
Notíciashá 5 anos

CRIMINOLOGIA. As vertentes de controle e prevenção da violência.

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Contudo, Criminologia é uma ciência interdisciplinar, depende de outras ciências para análise do Crime. Empírica, diante de acontecimentos no meio social. A mesma busca compreender o Fato, Crime e o Criminoso. Compreendendo os fatores sociais. continuar lendo